A Câmara Municipal de Azambuja foi distinguida no ranking setorial do “Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais” (IPIC), com o 1º lugar na categoria de “conteúdos (tipo e atualização)”, juntamente com outras 20 câmaras a nível nacional. Azambuja destaca-se, ainda, no ranking global nacional com uma subida para o 28º lugar.

Este é um projeto da Universidade do Minho, da Agência para a Modernização Administrativa e da Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV).

O relatório “IPIC” pretende fazer um retrato sobre a atual presença na internet das câmaras municipais portuguesas, com vista a uma maior sensibilização para o desenvolvimento sustentado da governação eletrónica ao nível local e a uma melhor e mais eficiente prestação de serviços ao cidadão.

Este estudo, explica a autarquia em comunicado, apresenta os seus resultados num ranking global e em rankings setoriais dentro de várias categorias, tais como: tipo e atualização de conteúdos; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online; e participação.

Na tabela do ranking global, a Câmara Municipal de Azambuja subiu ao 28º lugar, num total de 308 municípios, sendo que, em 2019, Azambuja ocupava a posição 179. De sublinhar, igualmente, que esta autarquia alcançou a pontuação máxima no critério “Conteúdos: Tipo e Atualização”, ao lado de outros 20 municípios, comos quais partilha o topo da classificação. Neste mesmo critério, em 2019, Azambuja encontrava-se no lugar 154. 

Este parâmetro tem como objetivo proceder à apreciação dos conteúdos disponibilizados bem como a sua atualização, nomeadamente, informação sobre a câmara e o concelho, informação relativa à gestão da autarquia, relacionada com os serviços municipais e com instrumentos de gestão territorial, bem como dados a realização das reuniões de câmara e outras informações, como por exemplo editais, concursos públicos, notícias, FAQs, entre outras.

Relativamente aos outros critérios, Azambuja também subiu em todos os rankings a nível nacional, tendo alcançado na categoria “acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização” o 148º lugar (240º em 2019); na categoria “serviços online”, o 76º posto (228º em 2019); e na categoria “participação”, a 32ª posição (40ª em 2019).