A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo alcançou, nos primeiros quatro meses de 2025, uma impressionante taxa de operacionalidade de 99,6 por cento.Segundo os dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), esta taxa é uma das mais elevadas do Serviço Nacional de Saúde.

De janeiro a abril, a VMER do Hospital de Vila Franca de Xira foi chamada mais de 220 vezes por mês, o que equivale a cerca de sete acionamentos por dia, em média. A operacionalidade destas viaturas é crucial para a capacidade de resposta da ULS Estuário do Tejo em situações em que pacientes ou acidentados enfrentam riscos críticos para a vida. As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar, projetados para o transporte rápido de equipas médicas diretamente ao local onde se encontra o doente. O principal objetivo é a estabilização pré-hospitalar e o acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidentes ou doenças súbitas. As equipas que operam nas VMER são compostas por médicos e enfermeiros do hospital em que estão baseados, e as viaturas dispõem de equipamentos para o Suporte Avançado de Vida, tanto em situações médicas como traumatológicas.

Funcionando sob a supervisão direta do INEM, as VMER têm uma base hospitalar e atuam como uma extensão do Serviço de Urgência para a comunidade.Esse desempenho destaca a enorme dedicação e o esforço dos médicos e enfermeiros que fazem parte das equipas de tripulação da VMER da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo.

Fonte ULS Estuário do Tejo com Aida Vaz/ Correio de Azambuja