Vila Nova da Rainha prepara-se para receber a sua festa anual em honra de Santa Marta, intitulada “Cultura, Gastronomia e Torricado”, que decorrerá nos próximos dias 24, 25 e 26 de junho. O evento celebra a riqueza gastronómica típica local, promovendo a atividade e o convívio entre as coletividades da freguesia.

O programa tem início no dia 24, pelas 17h30, com a realização do cortejo com a imagem de Santa Marta, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alenquer. A inauguração oficial está marcada para as 18h30, seguindo-se uma largada de toiros. A partir das 22h00, a animação do recinto será assegurada pelo conjunto musical Ómega e pelo DJ Zezocas.

No sábado, dia 25, a manhã é preenchida por atividades desportivas, com um torneio de futebol de veteranos e atividades equestres para crianças no recinto da manga. Às 16h00, haverá um espetáculo de danças sevilhanas, seguindo-se um cortejo de cavaleiros, juntamente com a atuação do grupo popular Pilha Galinhas. Para os mais corajosos, a partir das 17h30, haverá atividades taurinas com Mesa da Tortura, “Footvaca” e mais uma largada de toiros.

Quando às 21h00, a animação regressa ao palco da festa com uma atuação da escola de dança Alunos de Apolo de Azambuja, e a partir das com o DJ John Goulart e o DJ Tomás F. O segundo dia da festa termina com a gala final de eleição da Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja, com início marcado para as 21h30.

Domingo, dia 26, é o dia dedicado à vertente religiosa da festa de Vila Nova da Rainha, com o regresso da imagem de Santa Marta à igreja, pelas 09h30, seguindo-se o peditório pelas ruas da vila, acompanhado pela banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima. Quando forem 15h00, terá lugar a missa em honra da padroeira, seguida pela procissão e desfile de fogaças, novamente ao som da banda de Aveiras de Cima.

A animação da tarde continuará a cargo da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima, que subirá ao palco para um concerto pelas 17h00. Após o leilão de fogaças, marcado para as 17h30, está anunciada uma atuação musical pelo Grupo de Escoteiros de Vila Nova da Rainha. As últimas horas de animação do dia, a partir das 21h00, serão asseguradas pela acordeonista Nicole Viviana.

A edição de 2022 da Festa Anual de Vila Nova da Rainha termina à meia-noite com uma sessão de fogo de artifício. Este evento é uma organização conjunta da Comissão de Festas de Vila Nova da Rainha e da Junta de Freguesia, contando com o apoio da Câmara Municipal, das associações da freguesia, do comércio, da indústria e da população local.

Recorde-se que esta iniciativa Cultura, Gastronomia e Torricado em Vila Nova da Rainha está integrada na marca Azambuja – Terras do Torricado, lançada pelo Município de Azambuja, em 2018, com o objetivo de promover a iguaria gastronómica Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas.