
O VIII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo/II Cruzeiro Ibérico do Tejo vai passar po Azambuja no dia 17 de junho, sexta-feira, naquela que será a sétima etapa do cruzeiro, que tem um total de nove etapas. Este cruzeiro começa no Rosmaninhal, em Idanha-a-Nova, a 4 de junho, e termina em Oeiras a 19 de junho.
Esta é uma peregrinação de carácter religioso e cultural e que irá percorrer o Rio Tejo, num percurso com cerca de 300 quilómetros. Ao longo de 15 dias, o cruzeiro irá atracar em 53 locais.
Este cruzeiro tem o objetivo de reforçar a identidade das comunidades, aproximando-as através da partilha cultural e religiosa; assim como aproximar as comunidades do Rio Tejo para usufruírem da sua riqueza e transformar as comunidades ribeirinhas em elementos divulgadores das enormes potencialidades do rio na área do Turismo Sustentável e das culturas a ele associadas.
Para além de Azambuja, o cruzeiro vai ainda passar por outras localidades da região, tais como a Palhota, Vila Franca de Xira ou Valada.