A Câmara Municipal de Azambuja lançou o alerta aos cidadãos para a deteção de alguns exemplares da vespa velutina, mais conhecida como ‘vespa asiática’.

Este inseto é uma espécie exótica proveniente da região norte da India, leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia. Em Portugal, a sua presença foi confirmada inicialmente no norte do país em 2011.

Durante a última semana foi ainda detetado uma vespa asiática num quintal particular em Aveiras de Baixo.

Vespa Asiática em Aveiras de Baixo
(Fonte: Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo)

Na primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em árvores com mais de 10 metros de altura e em locais isolados. Os principais efeitos desta espécie manifestam-se na apicultura – por se tratar de uma espécie carnívora e predadora de abelhas; e na saúde pública – visto que reagem de modo bastante agressivo, se sentirem ameaças aos seus ninhos.

A picada de uma vespa asiática não difere muito da picada de uma vespa normal, representando o mesmo perigo que uma abelha ou vespa comum. Não se trata de forma alguma de uma espécie que provoque a morte em caso de picada, exceção em pessoas ou animais que façam uma reação alérgica grave a picadas de insetos e venenos de animais.

Por isso, se encontrar algum ninho ou alguma vespa velutina, não os destrua e contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil: 263 403 720 ou a SOS Ambiente: 808 200 520.

Fonte: CM Azambuja
Imagem: Google/DR