Na última semana, as cuidadoras da colónia ‘Os Bichanos Comunitários dos Chães’, em Aveiras de Cima, encontraram veneno misturado com a ração dos gatos. Cinco felinos já morreram, na sequência deste ato, e já foi apresentada queixa à GNR e ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Ao Correio de Azambuja, Anabela Gaspar, uma das cuidadoras, explica que o produto foi encontrado por outra cuidadora, quando se preparava para dar comida aos gatos. “Chamou-lhe a atenção umas coisinhas cor-de-rosa, que eram pastilhas para ratos, e que foram amassadas e colocadas nos comedouros e no lancil”.

“Eles comem aquilo e começa a secá-los por dentro, passado dois ou três dias eles acabam por morrer”, acrescentou a cuidadora, explicando ainda que a veterinária municipal também está a par da situação e que explicou que este veneno, atinge a corrente sanguínea dos animais, causando a perda de sangue e a consequente morte dos felinos.

As cuidadoras da colónia, composta por cerca de 20 gatos, não sabem quem poderá ter sido o autor do crime, e a GNR deslocou-se à urbanização na passada segunda-feira, dia 19 de dezembro, para recolher provas. “O que eu peço e o que gostava era que as pessoas venham falar diretamente connosco” caso tenham algum problema com os animais, apela Anabela Gaspar, para que estes casos não se voltem a repetir.

Colónia sinalizada pela Câmara de Azambuja

São cinco as cuidadoras da colónia ‘Os Bichanos Comunitários dos Chães’, legalizada e sinalizada pela Câmara Municipal de Azambuja desde 2021. “A colónia já existia antes de estar legalizada”, explica Anabela Gaspar, que foi uma das pessoas que pediu apoio à autarquia, para que estes animais fossem esterilizados e chipados.

As cuidadoras são responsáveis pela alimentação e manutenção dos dois abrigos, doados pela autarquia em agosto deste ano.