
A Câmara Municipal de Azambuja vai dar início, já no início deste mês de janeiro, às quarta e quinta fases dos trabalhos da empreitada de requalificação e reabilitação de arruamentos na Rua Engº Moniz da Maia e Rua Vítor Córdon, no centro de Azambuja.
Em nota de imprensa, a autarquia explica que estas duas fases da obra vão intervir na Rua Engº Moniz da Maia desde o Centro Social e Paroquial, até ao ponto frente aos Bombeiros Voluntários de Azambuja e ainda no troço do Centro Social e Paroquial até ao Rossio, sendo que esta intervenção tem a duração prevista de 90 dias.
Os trabalhos são móveis, fazendo com que a sinalização vá sendo ajustada, e acompanhando as diferentes zonas da operação. Recorde-se que esta empreitada está integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), proposto pela autarquia aos fundos da União Europeia numa candidatura contemplada com um financiamento de 85% a fundo perdido.
O investimento total é superior a 638 mil euros, mas conta com uma comparticipação dos fundos Alentejo 2020 / Portugal 2020 / Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 542 836,43 euros. Esta intervenção consiste na remodelação e reforço do sistema de drenagem de águas pluviais, na renovação integral da calçada e dos lancis dos passeios e, ainda, na reconstrução do piso da faixa de rodagem com pavimento betuminoso.
O objetivo geral desta obra é promover uma melhoria do ambiente urbano na vila de Azambuja, harmonizando o espaço público, aumentar a segurança de peões e automobilistas, privilegiar a circulação pedonal procurando reduzir obstáculos e constrangimentos, e disciplinar o melhor possível o estacionamento automóvel.