17 Junho 2018
O Município de Azambuja vai reeditar a atividade “UM DIA NO CAMPO…”, no próximo dia 20 de junho. A iniciativa decorrerá nos antigos viveiros do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), na Estrada Nacional 366, junto a Aveiras de Baixo, entre as 09h30 e as 15h00. O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural – Engº Miguel Freitas, marcará presença no evento durante a manhã.
A autarquia envolve nesta ação cerca de 1300 participantes, entre crianças do ensino pré-escolar, do 1º ciclo e de vários centros ATL, bem como dos utentes da Cerci-Flor da Vida e de idosos de diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social e da Universidade da 3ªIdade.
Na organização da atividade, os serviços municipais contam com a colaboração de várias entidades que apresentarão ateliês com informação e experiências relativas à proteção da Natureza e à adoção de hábitos de vida mais saudáveis e ecológicos. Os grandes objetivos integram-se na política de educação ambiental do município. Pretende-se, com a ação, contribuir para a defesa e valorização das florestas, da agricultura e do meio ambiente; bem como motivar os cidadãos, sobretudo os mais jovens, para o uso racional dos recursos naturais.
Além de assumir a organização, a Câmara Municipal de Azambuja vai ter uma participação ativa com vários ateliês. A área de Animação Cultural apresentará a oficina “Cana Rachada”, uma piscina de peixes e o espaço “DiscoKids”; o Ambiente estará com o ateliê “Ciência ou Magia”; e a equipa das bibliotecas municipais lança o desafio “Quantos-queres para uma história fazeres”. Haverá, ainda, atividade física, danças, experiências e jogos variados, propostos pelos monitores das AAAF, das AEC e do PAFT. Estarão, também, presentes a Universidade da Terceira Idade com “Areias mágicas” e “O Cantinho das Artes”; a Equipa de Intervenção Comunitária com “Piratas do Tejo: limpar o rio e salvar a bateira”; e o projeto Azambuja Integra com “Educar para integrar”. Naturalmente, não faltarão os Sapadores Florestais do Município, como empenhados “Ajudantes da Natureza”.
A iniciativa conta com um grande conjunto de entidades parceiras, com áreas de atividade ligadas ao Ambiente, e que as apresentarão nos seus ateliês:
ICNF-Instituto de Conservação da Natureza e Florestas – “O apicultor” + “A Floresta pelo tato”
Bombeiros Voluntários de Alcoentre e de Azambuja – “Os Soldados da Floresta”
Guarda Nacional Republicana – Sessões demonstrativas com viaturas, cães e cavalos
NPA e SPE da GNR – “Os protetores da Natureza”
CPCJ Azambuja – “A brincar e a sorrir vamos prevenir”
Sapadores Florestais e APAS – “ Os ajudantes da Natureza”
Coudelaria Henrique Abecasis – “A passo, a trote e a galope…”
Centro Hípico de Azambuja – “A passo, a trote e a galope…”
EcoAmbiente – “Separar para ajudar o ambiente”
Suma/Triaza – “Zoorbanidade”
Agrupamento de Centros de Saúde, Estuário do Tejo – “Primavera/Verão com mais saúde”
UCCA/CMA/Farm. Dias da Silva – Projeto “Não à Diabetes!”
Liga Portuguesa contra Cancro – “Heróis do sol saudável”
Farmácia Dias da Silva – Distribuição de protetor solar
Centro Social Paroquial de Aveiras de Cima – “Alimentação Saudável”
Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Vale-Aveiras
Cerci-Flor da Vida de Azambuja – passeios de burro “Fanny and friends” e “Fun Foto”
Gertal, refeitórios escolares – Distribuição de Fruta e “mocktails”
Águas de Azambuja – “Águas de Azambuja naturalmente para si”