Os símbolos da JMj – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – desembarcaram no passado sábado, dia 5 de agosto, no Parque Tejo, em Lisboa, através da embarcação Vala Real, da Câmara Municipal de Azambuja.

A chegada ocorreu às 18:00, durante a maré cheia. Vestidos com trajes tradicionais de pescador, cerca de uma dezena de homens e mulheres acompanharam os símbolos da JMJ, que têm uma rica história de peregrinação por todo o mundo desde sua criação em 1983.

A imponente Cruz, esculpida em madeira e com 3,8 metros de altura, já visitou cinco continentes e quase 90 países. Por sua vez, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, uma representação da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços, possui 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura.

A iniciativa, sob os auspícios do Apostolado do Mar, tem como objetivo homenagear e divulgar as embarcações tradicionais das comunidades ribeirinhas do rio Tejo. Além da embarcação principal, outras acompanharam em procissão, evocando as tradicionais procissões marítimas que honram Nossa Senhora e são realizadas ao longo da costa portuguesa.

A JMJ terminou este domingo, dia 6 de agosto, sendo que as atividades principais desenrolaram-se nos locais emblemáticos de Lisboa, incluindo o Parque Eduardo VII, a zona de Belém e o recinto do Parque Tejo, que abrange cerca de 100 hectares, ficando nos terrenos nos concelhos de Lisboa e Loures.