Durante a cerimónia de tomada de posse do novo executivo da Câmara Municipal de Azambuja, que se realizou este sábado, dia 16 de outubro, o novo presidente da autarquia, Silvino Lúcio, prometeu, para os próximos quatro anos, tornar o concelho de Azambuja num concelho “de excelência”, aumentando a sua competitividade em diversas áreas e atraindo mais moradores e visitantes para o concelho.

Ainda no mesmo discurso, Silvino Lúcio prometeu também fazer pressão junto do Governo Central sempre que for necessário, mas também atrair mais empresas, aumentando a empregabilidade no concelho. Para tal, uma das ideias será a revitalização da zona industrial entre Alcoentre e Aveiras de Cima, com a instalação de novas empresas entre estas duas localidades.

Para o novo presidente da Câmara, durante os próximos quatro anos, “o foco serão as pessoas”, e por isso, tudo aquilo que vier a ser feito, adianta, será em prol das pessoas. Para além de Silvino Lúcio, o novo executivo da Câmara Municipal é ainda composto pelos vereadores do PS António José Matos e Ana Coelho; os vereadores Rui Corça e José Paulo Pereira, eleitos pela Coligação Sempre ao Seu Lado; e as vereadoras Mara Oliveira e Inês Louro, eleitas pela CDU e Chega, respetivamente.

Silvino Lúcio é o sucessor de Luís de Sousa, que abandona assim a política local após 23 anos, e após ter optado por não se recandidatar a um último mandato à frente da autarquia. O agora ex-presidente, no seu discurso, agradeceu a todos os que o acompanharam, ressalvando que fez um bom trabalho durante os anos que esteve na Câmara. “Sempre trabalhei em prol dos outros, e saio com a certeza que temos o concelho mais bem preparado em diversas áreas”, disse o ex-autarca.

Para além do novo executivo camarário, também tomaram posse os membros da Assembleia Municipal. A lista liderada por Vera Braz, foi aprovada com 16 votos a favor, dois votos nulos e 10 brancos. A nova presidente deste órgão quer trabalhar, juntamente com os restantes deputados eleitos, em prol da comunidade, assim como descentralizar as reuniões da Assembleia Municipal, de forma a “fomentar uma verdadeira cidadania ativa”, disse a também deputada à Assembleia da República, que estará acompanhada na mesa da Assembleia Municipal pelo primeiro secretário Rodrigo Conceição e pela segunda secretária Fernanda Fidalgo.