No âmbito do programa Capurar, Esterilizar e Devolver (CED), foram capturados e esterilizados 95 felídeos (gatos), dos quais 60 fêmeas, só nos primeiros três meses de 2022. Igualmente ao abrigo deste programa, foram retidos 83 exemplares e realocados 12. Estes números mostraram maior incidência nas freguesias de Azambuja, Aveiras de Cima e União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.
Os serviços veterinários da Câmara de Azambuja intervêm, ainda, na recolha e captura de canídeos (cães) que estejam perdidos ou sem dono. Entre janeiro e março deste ano, foram recolhidos 35 canídeos, dos quais 12 cachorros, com maior incidência nas freguesias de Azambuja e Alcoentre. É de referir que cinco destes canídeos foram devolvidos aos donos. Ao mesmo tempo, ainda neste primeiro trimestre, não houve adoções.
Recorde-se que, o Executivo Municipal aprovou, em 2021, o regulamento do programa CED para gatos, que prevê o acompanhamento e o controlo da população felina errante, bem como estar em articulação com uma rede de cuidadores informais das colónias de gatos existentes no concelho.
Pretende-se, com este programa, acompanhar os felídeos silvestres e assilvestrados, reconhecendo a existência de colónias de gatos, e promover as condições aceitáveis à sua manutenção, nomeadamente quanto às condições sanitárias e de alimentação, face aos requisitos de salubridade e saúde pública, e ainda promovendo a esterilização e devolução dos animais ao seu meio.
A Câmara Municipal de Azambuja dispõem, ainda, de informação atualizada no site institucional, quanto aos animais que foram capturados ou que se encontram desaparecidos (veja aqui) e dos que se encontram para adoção (veja aqui).