O concelho de Azambuja vai receber, entre os dias 18 e 28 de fevereiro de 2022, uma Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destinada à realização do Rastreio do Cancro da Mama nas mulheres com idades entre os 50 e 69 anos.

O atendimento nesta Unidade Móvel decorrerá nos dias úteis, entre as 09h20 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h40, no Páteo Valverde, em Azambuja. A iniciativa é uma organização do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Associação Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o ACES Estuário do Tejo e o Município de Azambuja.

Em Portugal, anualmente são detetados cerca de sete mil novos casos de cancro da mama, sendo que cerca de 1800 mulheres morrem com a doença. Para minimizar os números, é importante que se faça o diagnóstico precoce, através do exame clínico e da mamografia.

Os rastreios serão realizados em conformidade com as normas de segurança sanitária. Segundo um inquérito lançado pelo Núcleo Regional do Sul da LPCC, e citado em comunicado de imprensa, cerca de 97% das utentes que realizaram rastreios nos últimos dois anos sentiram-se seguras com as medidas adotadas nas instalações e pela equipa técnica.