O Município de Azambuja prepara-se para realizar o espetáculo de eleição da Rainha das Vindimas do Concelho, no dia 01 de julho, a partir das 21h30, na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa, em Azambuja.
Após serem apuradas as candidatas das diversas freguesias, será agora eleita a jovem que representará o Município de Azambuja no Concurso Rainha das Vindimas de Portugal, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
Durante o mês de junho, as participantes terão oportunidade de conhecer melhor o concelho onde residem, explorando os usos e costumes, a gastronomia, o património e a oferta turística existente, com grande destaque para a produção vitivinícola que tanto prestigia o Concelho de Azambuja.
As candidatas aproveitam ao máximo estes momentos para estabelecer laços de amizade entre si e acumular conhecimento que possa permitir à vencedora representar bem e defender o seu concelho na eleição nacional.
O espetáculo contará com os habituais desfiles em traje regional, em roupa casual e em vestido de noite, e ainda com alguns apontamentos culturais com dança e música de vários estilos.
O júri da eleição, com cinco elementos, será composto por Catarina Rito (professora universitária na área do Design de Moda), Óscar dos Reis (ex-manequim e scouter na Elite Lisbon), Florbela Baptista (Turismo de Portugal), Pedro Lourenço (AMPV) e Beatriz Corrêa (Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja e 1ª Dama de Honor da Rainha das Vindimas de Portugal).
As candidatas das freguesias ao título Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2023 são:
Alcoentre – ANA CAROLINA MARCELO SAMOUCO MARTINS, 17 anos
Aveiras de Baixo – MARIA CANILHO DE SOUSA PITA, 19 anos
Aveiras de Cima – DANIELA MATEUS FERREIRA, 23 anos
Azambuja – DANIELA VALADA PEREIRA, 25 anos
União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa – MATILDE SOFIA LEONEL MARTINS, 16 anos
Vale do Paraíso – MIRIAM CARREIRA BATISTA, 18 anos
Vila Nova da Rainha – MADALENA FERNANDO SILVA, 16 anos
Muito mais do que a competição, que se pretende saudável, um dos principais objetivos da iniciativa é promover a coesão e o convívio entre todo o concelho, bem como a partilha de valores e da identidade comuns, vinhos de qualidade, consumo responsável e uma juventude saudável e ativa
A entrada no evento é livre.