
O Município de Azambuja prepara-se para realizar a eleição de 2022 da Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja. O evento decorrerá no próximo sábado, dia 25 de junho, a partir das 21h30, junto ao campo de futebol da UDR, em Vila Nova da Rainha.
Nesta eleição participam as candidatas apuradas em cada uma das freguesias do concelho, à excepção de Aveiras de Baixo, que não elegeu nenhuma representante. Das seis candidatas, será eleita a jovem que representará o Município de Azambuja no Concurso Rainha das Vindimas de Portugal, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em setembro.
Durante as últimas semanas, as participantes tiveram oportunidade de conhecer melhor o concelho onde residem, explorando os usos e costumes, a gastronomia, o património e a oferta turística existente, com grande destaque para a produção vitivinícola que tanto prestigia o concelho. As candidatas tiraram o máximo partido destes momentos para estabelecer laços de amizade entre si e acumular conhecimento que possa permitir à vencedora representar bem e defender, primeiro a sua freguesia, no concurso concelhio, e depois o munícipio na eleição nacional.
O espetáculo contará com os habituais desfiles em traje regional, em roupa casual e em vestido de noite, e ainda com alguns apontamentos culturais com dança e música de vários estilos. O júri da eleição será composto por Catarina Rito (professora universitária na área da moda); Óscar dos Reis (ex-manequim, produtor de moda e ‘scouter’ da Agência de Modelos Elite Lisbon); Rui Pedro Figueiredo (modelo profissional, influencer digital e empresário); Pedro Lourenço (coordenador de eventos da AMPV e da Associação da Rota dos Vinhos de Portugal ); e ainda Cátia Mateus (a atual Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja e Rainha das Vindimas de Portugal 2019).
As candidatas das freguesias ao título Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2022 são: Sofia Carvalho, de 19 anos, residente em Alcoentre; Mariana Abreu, de 18 anos, residente em Aveiras de Cima; Beatriz Corrêa, de 18 anos, residente em Azambuja; Joana Silva, de 17 anos, residente na União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa; Leonor Miranda, de 15 anos, residente em Vale do Paraíso; e ainda Beatriz Oliveira, de 17 anos, residente em Vila Nova da Rainha.
No entanto, e para além da competição saudável entre as representantes das freguesias, um dos principais objetivos da iniciativa é promover a coesão e o convívio entre todo o concelho, bem como a partilha de valores e da identidade comuns, vinhos de qualidade, consumo responsável e uma juventude saudável e ativa.