O PSD de Azambuja há muito que defende a gratuitidade dos manuais escolares, foi por sua iniciativa que os manuais do primeiro ciclo de escolaridade passaram a ser financiados pelo município, mesmo antes do Governo os ter passado a financiar diretamente.

Com a implementação desta medida, o município manteve o apoio às famílias, passando a financiar os manuais de fichas. No anterior ano letivo, o Governo estendeu o apoio a toda a escolaridade obrigatória.

Na última reunião, em agosto, os vereadores do PSD propuseram, que a autarquia acompanhasse essa medida este ano com o financiamento dos livros de fichas para toda a escolaridade obrigatória, como “medida de prevenção do abandono escolar precoce, de proporcionar a igualdade de oportunidades, o sucesso escolar, pessoal e profissional de todos”, escreve o PSD Azambuja em nota de imprensa.

O Executivo recusou a proposta, com a falta de
cabimentação orçamental (ou seja, planeamento financeiro) da medida, ao que o vereador Rui Corça respondeu: “os vereadores da oposição não têm capacidade própria de cabimentar despesa no orçamento municipal, por outro lado a maioria PS aprovou um regimento que impede a oposição de apresentar com antecedência propostas alternativas para os pontos de cada ordem de trabalhos”.

PSD Azambuja defende ainda que creche de Manique devia ser “grátis”

Em relação à reabertura da creche de Manique, o PSD considera que é preciso fazer mais, assim como implementar “medidas reais de descriminação positiva, para uma política verdadeira de revitalização desses territórios, nomeadamente captando novos residentes”.

Por isso, o PSD propôs mensalidades gratuitas para as crianças que frequentem a nova creche, desde que fossem residentes nas freguesias de Alcoentre e União de Freguesias de Manique do Intendente, Maçussa e Vila Nova de São Pedro.

Os vereadores do Partido Socialista rejeitaram a proposta do PSD, alegando que esta medida iria criar uma “desigualdade entre residentes destas e as demais freguesias do concelho”, uma resposta considerada falsa para o vereador Rui Corça, que admite que o PS está a “ignorar a situação desfavorável em que vivem os munícipes do alto concelho”.

Fonte: PSD Azambuja