
O projeto BEMORE – Educação pela Arte, concebido e testado sob a coordenação do Município de Azambuja, recebeu a aprovação da agência Juventude em Ação, responsável em Portugal pela gestão do fundo europeu Erasmus+.
Recorde-se que este programa nasceu de uma parceria internacional liderada pela autarquia e em que participaram os municípios de Villa de Moya, em Espanha (Ilhas Canárias) e de Castel Bolognese, em Itália. Tratou-se de uma iniciativa financiada pela União Europeia, através do programa Erasmus+ / Juventude em Ação, que tinha como objetivo geral criar, testar e disseminar um modelo de educação não-formal de desenvolvimento de competências profissionais, pessoais, sociais e emocionais, através da educação pela Arte.
Este modelo foi construído com os contributos dos três municípios parceiros. Em Azambuja, concelho que coordenou todo o projeto, trabalhou-se as áreas da música e da dança; em Villa de Moya, explorou-se o teatro e o cinema, e em Castel Bolognese, desenvolveu-se as artes plásticas e a fotografia.
Nesta fase de conceção, estruturação e teste do modelo proposto, os destinatários diretos do projeto foram alguns técnicos de juventude e um grupo-piloto de jovens, com idades entre os 14 e os 16 anos, dos três países. Os técnicos frequentaram uma ação de formação, devidamente certificada pelo Ministério da Educação, capacitando-os com as competências e metodologias necessárias para colocarem em prática a matriz deste modelo de educação pela arte.
Os jovens viveram diversas experiências de socialização e convívio, mas também de contacto direto com as diferentes expressões artísticas – música, dança, teatro, cinema, fotografia e artes plásticas. As principais prioridades do projeto foram a promoção de um melhor conhecimento, do reconhecimento e da validação da aprendizagem não formal, bem como do trabalho direto dos técnicos com os jovens aos níveis local, regional, nacional e, em última análise, europeu.
Com este modelo, pretende-se que os jovens encontrem alternativas que complementem o seu processo educativo e que descubram ou aprofundem as suas competências e capacidades, numa ótica pessoal e enquanto cidadãos. Com a implementação do projeto, será possível promover o sucesso educativo e combater o abandono escolar, diminuir o desemprego jovem, desenvolver capacidades nos jovens que os tornem mais capazes, mais motivados e mais ativos, bem como estimular o contacto com outras realidades e preparar melhor os técnicos para transmitirem aos jovens os valores comuns fundamentais da nossa sociedade, prevenindo também a sua radicalização e a violência.
Com a sua aprovação pelas instâncias do Governo português e da União Europeia, para a área da Juventude, este modelo de educação pela arte encontra-se agora apto e validado para ser implementado e executado em qualquer parte do mundo. Para tal, o Município de Azambuja vai avançar com uma sensibilização junto de entidades de âmbito nacional, tais como o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), o Ministério da Educação, ou a Associação Portuguesa de Técnicos de Juventude, e ainda instituições locais, como é o caso da Rede Social Municipal e os Agrupamentos de Escolas do concelho, de forma a integrarem, de alguma forma, o modelo do projeto BEMORE na sua oferta educativa.