O projeto Bata Branca arrancou esta quarta-feira, dia 7 de junho, no Centro de Saúde de Azambuja, e resulta de uma parceria entre a Cerci Flôr da Vida, a ACSS e a Câmara Municipal. O Correio de Azambuja acompanhou o primeiro dia da iniciativa, e falou com o presidente da Cerci, José Manuel Franco.
“Hoje começa um projeto bem sucedido e esperamos dar mais consultas em quantidade e qualidade”, adianta o responsável, sublinhando que este projeto irá “melhorar as condições dos habitantes de Azambuja” que, até então, não conseguiam ter uma consulta no Centro de Saúde de Azambuja por falta de médicos.
Desta forma, a população poderá “beneficiar de cuidados de saúde no seu todo”, e para beneficiar, terá de ligar para os números 961 044 605, 961 030 457 ou 263 407 614, entre as 08h00 e as 10h00 da manhã. No entanto, também poderá marcar a sua consulta presencialmente no Centro de Saúde, mas a Cerci aconselha a fazê-lo por telefone, de forma a “não entupir os serviços”.
O Projeto Bata Branca, reforça José Manuel Franco, quer “dar a possibilidade de que todos tenham médico em Azambuja” e vai começar com seis médicos e uma enfermeira. Ao mesmo tempo, é ainda realizado em parceria com a Cerci, que fez a contratação dos médicos, a ACSS e a Câmara de Azambuja, que financia o projeto.
“Vamos trabalhar com respeito e parceria com as restantes entidades”, sublinha o presidente da Cerci, acrescentando que este serviço não tem quaisquer custos para os utentes, uma vez que funciona através do Serviço Nacional de Saúde. A Cerci perspetiva a realização de cerca de 200 consultas por semana, havendo sempre garantidas duas vagas para os utentes referenciados pelo SNS 24.
Por fim, José Manuel Franco mostrou-se expectante com este projeto, e salienta a adesão dos médicos a este serviço. “Vamos beneficiar os cuidados de saúde no seu todo”, conclui o responsável. Para conhecer melhor o projeto Bata Branca, poderá consultar o Guia do Utente.