Estão abertas as pré-inscrições para uma formação de Costureiro/a Modista, certificada pela MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifício. Esta ação terá início em novembro e durará nove meses, em Azambuja (local a definir). Tem como objetivos efetuar operações de modelação, corte e confeção relativas à execução de artigos de vestuário.
Esta formação surge no âmbito de um protocolo entre a Câmara Municipal de Azambuja, a MODATEX e o IEFP, e está inserida no programa Vida Ativa. Para participar é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos, pelo menos o 6º ano de escolaridade e estar em situação de desemprego, sendo que é obrigatório estar inscrito no Centro de Emprego para poder participar, sendo que poderá beneficiar de apoios sociais durante a frequência do curso.
No caso de ser cidadão estrangeiro, poderá frequentar a formação, desde que detenha o estatuto de residente ou tenha sido concedida a proteção internacional (destinada a refugiados) ou no caso de se enquadrar em regimes especiais (convenções internacionais de que Portugal seja parte ou a que se vincule). Se for o caso, poderá ter direito à atribuição de apoios sociais ao frequentar a ação, desde que devidamente comprovada a sua situação.
No caso de reformados, é permitido frequentar a ação, desde que em situações justificadas e em que haja retorno à vida ativa. Neste caso, não beneficiam dos apoios sociais, ficando a entrada sujeita a autorização superior.
As pré-inscrições estão limitadas a 25 formandos e deverão ser realizadas no GIP – Gabinete de Inserção Profissional, localizado no Páteo Valverde, em Azambuja. Para a concretização da pré-inscrição, deverão ser entregues o documento de identificação, o curriculum vitae, o certificado de habilitações e uma declaração do centro de emprego, que atesta que está inscrito neste entidade como desempregado.
A inscrição definitiva obedece a um processo de seleção mediante a realização de uma entrevista. O critério de desempate será a data de inscrição.