O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou uma pergunta na Assembleia da República, questionando o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, sobre a presença de gases na atmosfera, contendo ácido sulfúrico, cuja proveniência poderá, alegadamente, ter origem na Exide Technologies Recycling, em Vila Nova da Rainha, concelho de Azambuja.

O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista Os Verdes recebeu algumas queixas sobre a ocorrência de fenómenos de poluição atmosférica com características corrosivas, na zona de Vila Nova da Rainha, os quais foram detetados “em determinados períodos noturnos”, como explica o partido em comunicado.

“De acordo com as denúncias que nos chegaram, alegadamente, a causa da libertação de vapores de ácido sulfúrico, que tem sido a provável causa de corrosão de viaturas estacionadas nas imediações (ocorrência anormal de ferrugem em grande parte da viatura) será devida às operações de reciclagem ou armazenamento de baterias usadas. Foi ainda denunciada a ocorrência frequente de corrosão de estruturas metálicas, nomeadamente postes de linhas de alta tensão e viaturas, na área envolvente”, lê-se na mesma nota.

A Exide Technologies, sita na Estrada Nacional 3, Edifício Sonalur, “é uma empresa que fabrica baterias chumbo-ácido, mas também concentra toda a sua atenção na reciclagem, o que faz com que seja um dos maiores recicladores de chumbo secundário no mundo, desenvolvendo, em Portugal, operações de armazenamento, recolha e reciclagem das baterias usadas”.

Para além do ácido sulfúrico, o partido fala ainda de “cheiro sulfuroso no ar”, testemunhado por alguns cidadãos, uma “situação que o PEV teve oportunidade de constatar numa deslocação recente às imediações das instalações da empresa”.

Assim, O PEV pretende dirigir esta questão ao Presidente da Assembleia da República, para que a remeta ao Governo, de forma a que Ministério do Ambiente e da Transição Energética possa prestar os seguintes esclarecimentos, relacionados com o conhecimento ou não das ocorrências acima descritas, mas também sobre eventuais irregularidades que possam ter aparecido na última inspeção ambiental à Exide Technologies Recycling, e quais as medidas que estão a ser tomadas no sentido de impedir a libertação de vapores de ácido sulfúrico.

Fonte: Os Verdes