A segunda edição do Orçamento Participativo do Município de Azambuja, cuja fase de apresentação de propostas já está encerrada, recebeu 39 ideias de investimento em diferentes áreas.

Desta forma os cidadãos podiam apresentar as suas propostas em áreas como educação e juventude; cultura e património; turismo e promoção económica; desporto; saúde e ação social; espaços públicos; infraestruturas viárias, acessibilidade e mobilidade; proteção ambiental, energia e sustentabilidade; reabilitação e requalificação urbana; segurança e proteção civil.

As 39 propostas vão ser submetidas a análise técnica, explica a autarquia em nota de imprensa. Deste total, cinco ideias foram apresentadas para a Freguesia de Alcoentre, uma para a Freguesia de Aveiras de Baixo, 10 propostas para a Aveiras de Cima, 14 propostas para a Freguesia de Azambuja e por fim, nove propostas foram sugeridas para a União das Freguesias. Contudo, para as Freguesias de Vale do Paraíso e Vila Nova da Rainha não foram submetidas propostas.

O Orçamento Participativo pretende incentivar a participação ativa e construtiva dos cidadãos, alargando os espaços de diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população. Pretende-se melhorar a democracia participativa com esta iniciativa, que tem um regulamento municipal específico,

Desta forma, os cidadãos podem decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento municipal. Para esta edição, está contemplada uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projeto.

O período de votação pública abrirá a 3 de outubro.