Daniela Ferreira, da freguesia de Aveiras de Cima, vai representar o município de Azambuja no Concurso Rainha das Vindimas de Portugal, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que terá lugar em Torre de Moncorvo a dia 09 de setembro.
Recorde-se que, no passado dia 1 de julho, Daniela Ferreira foi coroada como a nova Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2023, sucedendo-se a Beatriz Corrêa, representante da freguesia de Azambuja e Rainha das Vindimas do concelho em 2022. O evento, organizado pelo Município de Azambuja, teve lugar na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa, em Azambuja.
Contudo, para além de Daniela Ferreira, outras jovens candidatas foram reconhecidas durante a eleição. Miriam Batista, representante da freguesia de Vale do Paraíso, foi nomeada como a 1ª Dama de Honor, enquanto Madalena Silva, da freguesia de Vila Nova da Rainha, conquistou o título de 2ª Dama de Honor, bem como o Prémio Fotogenia. O Prémio Simpatia foi atribuído a Daniela Pereira, da freguesia de Azambuja, que foi considerada pelas suas colegas como a mais divertida e simpática do grupo.
O espetáculo da noite foi marcado pelo brilho e pela jovialidade das participantes, que desfilaram em trajes regionais, roupas casuais e vestidos de noite. Entre os desfiles, ocorreram alguns apontamentos culturais que abrilhantaram ainda mais o evento.
A abertura do espetáculo contou com uma performance do grupo Porbatuka, que utiliza a percussão tradicional portuguesa como base para seu projeto musical, artístico, performativo e cultural. Os intervalos de animação foram preenchidos por Ricardo Gama e João Correia, que protagonizaram um momento musical com suas guitarras, uma apresentação de dança pela escola “M Dance” e um momento de canto lírico interpretado pelo grupo Filomúsica.
O júri da eleição era composto por cinco elementos, e incluía profissionais ligados à moda, turismo e representantes de edições anteriores do evento. O concurso Rainha das Vindimas é promovido pelo Município de Azambuja, e vai além de uma competição. Deste modo, procura promover a coesão e o convívio entre jovens de todo o concelho, compartilhar valores e identidade comum, divulgar os vinhos de qualidade produzidos na região e incentivar uma juventude mais saudável, ativa e orgulhosa da sua terra.