![](https://correiodeazambuja.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/09/museu.jpg)
Após ter estado encerrado devido à realização de vários trabalhos de requalificação, o Museu Municipal de Azambuja, localizado no Páteo do Valverde, vai reabrir as portas ao público no próximo sábado, dia 17 de setembro, pelas 11h00, numa cerimónia que terá como convidado de honra o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
Este museu, que tem como patrono o etnógrafo Sebastião Mateus Arenque, falecido em 2019, foi alvo de uma profunda obra de remodelação e modernização, onde se realizou um trabalho de conservação das madeiras de toda a cobertura do edifício, e ainda uma intervenção ao nível do conceito museográfico do espaço e do espólio, renovando a forma de apresentação dos documentos e objetos, com forte recurso à ilustração e às tecnologias audiovisuais, proporcionando uma maior interatividade com o visitante. A Câmara Municipal de Azambuja investiu nesta obra um valor de mais de 26 mil euros.
O secador de arroz continuará a ser uma das grandes atrações do Museu Municipal de Azambuja. De acordo com vários especialistas, é o único em Portugal tão completo e bem conservado e, nesta nova vida do museu, será possível simular o processo de secagem do arroz com o apoio de imagens digitais e até de uma máquina de fumo.
De acordo com a autarquia, o horário de funcionamento do Museu Sebastião Mateus Arenque será divulgado brevemente.