O Município de Azambuja, em colaboração com a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa, anunciou o lançamento do Programa de Apoio Alimentar e Bens Essenciais (PAABE). Este programa foi criado em resposta ao aumento significativo do número de pedidos de ajuda alimentar recebidos pela Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).
Perante esta realidade, tornou-se necessário estabelecer um protocolo de cooperação e colaboração entre a CVP e a Câmara Municipal de Azambuja, de forma a dar resposta a estas necessidades identificadas, surgindo assim o PAABE.
Este apoio será fornecido através da distribuição de cabazes de produtos alimentares e bens essenciais, compostos por doações recebidas pela delegação, procurando garantir a diversidade e adequação dos géneros alimentícios destinados aos beneficiários.
O programa engloba quatro medidas de apoio: emergência, sustentabilidade e urgência. Estas três são da responsabilidade exclusiva da Cruz Vermelha Portuguesa. A última medida diz respeito ao Apoio de Recuperação, que será implementado através de uma colaboração entre ambas a CVP e a autarquia.
Neste caso, cabe ao Município de Azambuja avaliar tecnicamente os pedidos, encaminhando-os para a Delegação de Aveiras de Cima, e acompanhar socialmente os beneficiários. Por sua vez, à Delegação de Aveiras de Cima compete receber e gerir as doações de bens essenciais, bem como realizar a entrega aos beneficiários.
O Apoio de Recuperação tem uma capacidade de resposta para 40 pessoas com processos completos, enquanto as restantes ficarão em lista de espera. Para se candidatar, é necessário preencher o formulário disponível no site cm-azambuja.pt/, ou dirigir-se pessoalmente ao Serviço Social do Município de Azambuja, localizado no Páteo Valverde, ou à Delegação de Aveiras de Cima da CVP.
O pedido deverá incluír os documentos indicados no projeto e no Regulamento do Formulário, podendo ser entregue pessoalmente no Serviço de Ação Social do Município ou enviado por correio eletrónico para o endereço asocial@cm-azambuja.pt. A falta de documentos leva à exclusão do pedido.