A votações no próximo dia 18 de Junho de 2021, foi apresentada a candidatura “Lado a Lado, em Igualdade” para a Comissão Política das Mulheres Socialistas de Azambuja, numa reservada e breve cerimónia na Associação Desportiva e Cultural dos Casais da Lagoa, tendo em conta o momento atual que atravessamos.
Encabeçada pela militante Vera Braz, esta é uma lista de 16 mulheres, residentes no Concelho de Azambuja, que acreditam nas causas, nos valores e nos princípios do Partido Socialista!
Uma candidatura cuja mandatária, Alexandra Tavares de Moura, atualmente Deputada à Assembleia da República, é um exemplo para estas mulheres! Autarca durante vários anos, foi presidente da Comissão Política do PS Oeiras, é membro da Comissão Política Nacional e do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas.
Vera Braz, candidata a coordenadora da Comissão Política das Mulheres Socialistas de Azambuja, é atualmente Deputada à Assembleia da República, integra a Assembleia Municipal de Azambuja e a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. Membro das Comissões Políticas do PS Azambuja, da Federação da Área Urbana de Lisboa, e da Federação das Mulheres Socialistas.
Na sua intervenção, Vera Braz refere a importância e a necessidade da estrutura socialista recentemente criada, “…muitas mulheres continuam a ser alvo de discriminação, a sofrer desigualdades… esta é uma luta de todos! Os homens são chamados a intervir, ao nosso lado, este é um projeto coletivo, para romper com preconceitos, com resistências instaladas… o nosso objetivo é abrir a política às mulheres, incentivá-las a participar, criar oportunidades para se capacitarem e traçarem o seu percurso político e o seu envolvimento na comunidade, em proximidade e em igualdade. Não queremos ter lugares porque somos mulheres, queremos participar somos capazes, porque nos é reconhecido esse mérito… É tempo das mulheres se disponibilizarem, de dizerem sim, que estão presentes e que podem assumir lugares de poder e de decisão. Aos homens cabe-lhes dar essa oportunidade!”