A Câmara Municipal de Azambuja voltou a promover a iniciativa “Um Dia no Campo”, que decorreu esta quarta-feira, dia 29 de junho, entre as 09h30 e as 15h00, no Parque Biológico e Ambiental, em Aveiras de Baixo. Nesta iniciativa, participaram mais de mil pessoas, entre idosos e crianças, desde o ensino pré-escolar (público e privado), do 1º ciclo  e de várias IPSS, bem como os utentes da Cerci-Flor da Vida.

A autarquia contou com a colaboração de várias entidades que apresentaram ateliers com informação e experiências relativas à proteção da Natureza e à adoção de hábitos de vida mais saudáveis e ecológicos. O objetivo desta iniciativa foi contribuir para a defesa e valorização das florestas, da agricultura e do meio ambiente, bem como motivar os cidadãos, sobretudo os mais jovens, para o uso racional dos recursos naturais.

Esta ação consistiu na realização de 36 ateliers, dinamizados por diversas entidades públicas e privadas, e ainda pelos serviços internos de diversas áreas do Município. O espaço do evento esteve divido em duas zonas, sendo que a primeira foi dedicada a ateliers e expositores, que contou com a participação de empresas e associações como a Águas de Azambuja; a AVIPRONTO; a GERTAL; a AUCHAN; a Santa Casa da Misericórdia de Azambuja; os Bombeiros Voluntários de Alcoentre e os Bombeiros Voluntários de Azambuja; o ICNF; a CERCI – Flor da Vida, entre outros.

A Câmara Municipal de Azambuja também participou na iniciativa, com diversos ateliers e iniciativas promovidos por diversos departamento da autarquia, tais como a Divisão de Cultura, a Divisão de Intervenção Socioeducativa, a Rede de Bibliotecas Municipal de Azambuja, a UTICA, entre outros.

Ainda nesta primeira zona, o Agrupamento de Escolas de Azambuja esteve a marcar presença com a iniciativa “Eco Escolas” e um atelier com os alunos do Curso Profissional de Multimédia, assim como o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, que esteve presente com uma atividade de preservação do Paul de Manique do Intendente; e o Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras, com a apresentação de trabalhos alusivos ao projeto ambiental e um jogo intitulado “Disco do Ambiente de Aveiras”. Também a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, esteve presente na iniciativa, com a oferta de águas. 

Já a segunda zona destacou-se por ser um laboratório de rios, que contou com a participação da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental; da Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona; da Associação Tempos Brilhantes; da GEOTA/BIOTA; da E.RIO; e ainda do Projeto Peixes Nativos da MARE ISPA.