Foi uma noite eleitoral que trouxe um novo marco na vida do concelho de Azambuja. O Partido Socialista perdeu a maioria absoluta no executivo municipal, e a Coligação Democrática Unitária assumiu-se como a segunda força política do concelho. Neste momento, e após a contagem dos votos, o PS conquistou três vereadores ( Luís de Sousa, Silvino Lúcio, António Amaral ) , a Coligação Democrática Unitária elegeu David Mendes, e Herculano Valada, e por fim a Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra tem a partir de hoje na equipa municipal António Jorge Lopes, e Maria João Canilho.

A próxima semana será decisiva para se descobrir qual o rumo que a Câmara Municipal de Azambuja, esperando-se negociações entre as diversas forças partidárias.

A nível de freguesias, destaque para Carlos Valada que conquistou a Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo, com uma diferença de 13 votos para Maria Lurdes Piriquito. No plano geral, a União de Freguesias de Maçussa, Vila Nova de São Pedro e Manique do Intendente tem como primeiro presidente José Avelino da CDU; Alcoentre viu António Loureiro do Partido Socialista arrebatar a maioria absoluta; Em Vale do Paraíso, Armando Calixto ganhou, confirmando mais uma maioria absoluta para o Partido Socialista; António Torrão continua nos comandos de Aveiras de Cima, com mais uma maioria absoluta nesta noite eleitoral; Inês Louro é a nova Presidente da Junta de Freguesia de Azambuja, mas terá de consumar coligação, pois não conseguiu maioria; Por fim a última maioria do Partido Socialista foi para Joaquim Marques em Vila Nova da Rainha

Rúben Mateus – 2013