
O Município de Azambuja, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE-LT), recrutou uma dezena de jovens do 3º Ciclo e do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, no Campo Militar de Santa Margarida, no concelho de Constância, nos dias 16 e 17 de abril.
Na atividade, “foram desenvolvidas atividades indoor e outdoor, tais como peddy papers, memorização, pistas de obstáculos, torre de multiatividades com escalada e rapel, estação de camuflagem, entre outras. Os jovens foram organizados em 10 equipas, definidas como “patrulhas”, com diferentes missões, com o objetivo de potenciar em cada uma das estações do percurso diversas competências pessoais e socioemocionais, tais como a assertividade, a superação, a resiliência, o pensamento crítico, a capacidade de liderança, a responsabilidade, a criatividade e o espírito de cidadania ativa”, escreve a autarquia em comunicado.
As atividades foram orientadas pelos instrutores do Exército daquela unidade, contando ainda “com o suporte e acompanhamento dos Educadores Sociais e Animadores Socioculturais das Equipas Multidisciplinares de Intervenção na Comunidade”. O balanço da atividade é “excelente”, como se pode ler ainda na mesma nota.
Recorde-se que Azambuja é um dos dez municípios parceiros do PIICIE-Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que tem como promotor a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, sendo financiado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do programa Alentejo 2020 / Portugal 2020.
Fonte: CM Azambuja