O projeto de requalificação da Escola Secundária de Azambuja foi apresentado há duas semanas ao Executivo Municipal, aos presidentes de Junta de Freguesia e aos representantes da Comunidade Educativa do concelho de Azambuja.

Entretanto, a Câmara Municipal já recebeu luz verde por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR), e a obra será financiada em cerca de 3,5 milhões de euros. O valor total será de quase cinco milhões de euros, mais IVA.

A Escola Secundária de Azambuja foi construída em 1978 e, até ao momento, nunca recebeu obras. Para já, ainda não há uma data para o início das obras, mas a autarquia espera concluí-las em 2024. Uma vez que não existe um espaço alternativo para substituir a escola, a obra será realizada bloco a bloco e serão ainda instalados vários contentores no recinto do estabelecimento.

A proposta de requalificação vai incluir a substituição integral das infraestruturas e revestimentos existentes, adaptando o edifício aos critérios de utilização e de conforto térmico e acústico desejáveis. Pretende-se, ainda, que toda a escola fique preparada com plena acessibilidade aos diferentes espaços e serviços. A obra vai ainda permitir um aumento do número de salas de aula, para um total de 25, mais três salas de Educação Visual.

A sessão de apresentação do projeto contou com a intervenção do Presidente da Câmara de Azambuja, Silvino Lúcio, e a apresentação técnica esteve a cargo do coordenador da equipa responsável pelo projeto, Engº José Ruaz, e do Diretor do Departamento de Infraestruturas e Obras Municipais, Engº Pedro Melo.