A Câmara de Azambuja, em parceria com a MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifício, vai abrir a segunda edição da formação de Costureiro/a Modista, cujas pré-inscrições já estão abertas.

Esta formação insere-se no âmbito do programa Vida Ativa, promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, e o seu objetivo é combater o desemprego e investir na qualificação profissional.

A formação deverá começar em novembro de 2023 e terá uma duração total de 970 horas, e as aulas serão todas ministradas em Azambuja. Os principais objetivos deste curso são capacitar os participantes para realizar operações de modelação, corte e confeção relacionadas à produção de artigos de vestuário.

Para se candidatar, deve ter pelo menos 18 anos de idade, possuir pelo menos o 6º ano de escolaridade e estar desempregado. Além disso, a inscrição no Centro de Emprego é obrigatória para participar deste curso, pois os participantes podem ter direito a apoios sociais.

No caso de ser um cidadão estrangeiro, é possível participar na ação de formação, desde que possua o estatuto de residente ou tenha recebido proteção internacional (refugiado), ou se estiver enquadrado em regimes especiais, como convenções internacionais das quais Portugal seja parte ou se vincule.

Nesse caso, a elegibilidade para apoios sociais estará sujeita à comprovação adequada da situação. Os reformados também podem participar, em situações justificadas e com retorno à vida ativa, mas não terão direito a apoios sociais, estando sua participação sujeita a autorização superior.

As pré-inscrições são limitadas e devem ser feitas no serviço de atendimento da Divisão Intervenção Socioeducativa – Edifício DIS, localizado no Páteo do Valverde, em Azambuja. Para efetuar a pré-inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: documento de identificação, currículo, certificado de habilitações e uma declaração do centro de emprego confirmando o registro como desempregado.