O Grupo Tradicional ‘Os Casaleiros’ vai homenagear, no dia 7 de janeiro, sábado, o etnógrafo Sebastião Mateus Arenque, no dia em que este comemoraria o seu 100º aniversário. 

A programação tem início às 11h00, com uma romagem ao cemitério novo com colocação de placa alusiva ao ato, sendo que, meia hora depois, haverá uma recepção a todos os Ranchos, Entidades, convidados e amigos, no Páteo do Valverde.

Às 12h00, há uma visita guiada ao Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, orientada por Nuno Nobre, e pelas 13h00, haverá um almoço, no Centro Cultural e Recreativo de Casais dos Britos.  Da parte da tarde, pelas 15h30, está marcada uma mostra de Fandangos, representando grupos do bairro e da lezíria, sendo que, às 16h15, o Grupo ‘Os Casaleiros’, fundado por Mateus Arenque, faz a sua atuação. 

Por fim, às 16h30, várias fadistas de Azambuja irão interpretar as letras de Sebastião Mateus Arenque, falecido em junho de 2019. Algumas destas artistas são a sua neta, Sónia Gomes, e ainda Xico Pimenta, Fernanda Santos, Jorge Alberto, Pedro Silva e Nuno Almeida, acompanhados por Nuno Ezequiel, à guitarra, e por Alberto Corga, à viola.