Visando Promover a Segurança das Motocicletas, a Campanha “2 Rodas: Hold on to Life” , GNR – Guarda Nacional republica, a PSP e a ANSR, juntaram-se para incentivar a condução responsável.

De 10 a 16 de julho, a campanha “2 Rodas: Hold on to Life”, liderada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), enfatizou o funcionamento seguro das motos. A campanha teve como objetivo sensibilizar os ciclistas, instando-os a priorizar a segurança aderindo às regras de trânsito e evitando comportamentos de risco como: conduzir sob influência de álcool, velocidade excessiva e utilização indevida de dispositivos de segurança

Destacando a Vulnerabilidade do Motocicleta- A campanha destacou o aumento do risco de ferimentos graves a motociclistas e ciclomotores em acidentes devido à falta de proteção do habitáculo.Enfatizando os equipamentos de proteção: Foi salientada a importância da utilização de um capacete aprovado e devidamente protegido, destacando-se a sua capacidade de reduzir o risco de ferimentos fatais em 40% nos acidentes. A campanha incentivou ainda o uso de equipamentos de segurança adicionais, incluindo luvas, botas, jaquetas de proteção, calças aprovadas pela CE e airbags, para minimizar a gravidade de potenciais ferimentos.

Intensificação das Medidas de controle : Durante a campanha, as forças de segurança realizaram extensas inspeções de veículos com recurso a controlo de velocidade por radar para 5,3 milhões de veículos, incluindo 5,2 milhões de verificações através do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade -SINCRO, gerido pela ANSR. Além disso, 46.200 viaturas foram inspecionadas presencialmente.

A campanha resultou na fiscalização de 5,4 milhões de veículos, levando à identificação de 22.900 infrações. Envolvendo diretamente 521 condutores e passageiros, a campanha entregou mensagens-chave sobre:

A vulnerabilidade dos motociclistas
A importância do uso de capacetes aprovados e equipamentos de proteção adicionais
As consequências das práticas de condução imprudentes

Esta campanha abrangente procurou capacitar os condutores com conhecimento e incentivar um comportamento responsável, visando, em última análise, reduzir acidentes e lesões dentro da comunidade motociclista.