A centenária Feira de Maio começou esta quinta-feira, em Azambuja. A inauguração oficial do certame decorreu na tarde de ontem e contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. “É com um enorme gosto que estou aqui convosco, naquela que é a festa maior de Azambuja”, reforçou.
Para a ministra, a Feira de Maio “honra os valores tauromáquicos e a cultura ribatejana”, salientando que esta cultura “nunca será apagada”. Ao mesmo tempo, considera, o evento é ainda “uma montra e a vivência dos nossos valores”. Por outro lado, Ana Abrunhosa lembrou que os pilares económicos de Azambuja começaram na lezíria do Tejo, pelo que apostar na Feira de Maio é importante para recordar estas origens, mas também “para promover a economia local e as gentes de Azambuja e do Ribatejo”.
Por fim, a Ministra da Coesão Territorial reforçou que “este é um dia especial para Azambuja e para o Ribatejo”. Já o presidente da Câmara Municipal, Silvino Lúcio, manifestou o seu grande entusiamo por estar a inaugurar mais uma Feira de Maio, que correspondem aos “dias mais esperados de todo o ano”.
Para o autarca, o certame ajuda a reviver “as nossas tradições” e é ainda “o maior evento do concelho, que exalta os nossos valores e tradições”. Na mesma intervenção, o autarca aproveitou ainda para pedir ao Governo “o reforço dos meios financeiros e das capacidades das câmaras municipais”, pois estas são quem têm maior conhecimento das necessidades das suas comunidades e, por isso, precisam de mais meios para dar resposta a estas problemas.
Feira de Maio termina na próxima segunda-feira
Até segunda-feira, a Feira de Maio promete várias atividades equestres e taurinas, um espaço de gastronomia, animação popular e muita música. Este ano, o evento terá novamente o pavilhão de tasquinhas e artesanato, intitulado “Praça das Freguesias”, junto ao Pavilhão Municipal e à Praça de Touros, que estará a funcionar nos cinco dias do certame, no horário das 12h00 às 24h00.
Neste primeiro dia da Feira de Maio, a fadista Gisela João atuou no Páteo do Valverde. No próximo sábado, 27 de maio, será a vez do cantor Tony Carreira, que irá dar um concerto junto à Escola Boavida Canada, às 00h00.
Já pelas ruas da vila, haverá ainda cinco largadas de toiros, a grande atração do evento, juntamente com as muitas tertúlias particulares, que abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única.
Para a noite desta sexta-feira, 26 de maio, está marcado o tradicional desfile dos campinos com o gado à luz de archotes, a partir das 21h00, seguido da emblemática largada noturna. Como habitual, a Feira de Maio terá ainda duas sessões das “Mesas da Tortura”, uma prova de resistência e bravura para os mais corajosos, que terão lugar na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa, de 5ª para 6ªfeira à 01h00, e de sábado para domingo às 02h00.