Foi às 17h00 o arranque oficial da 200ª edição da Feira de Maio, a ‘mais castiça’ do Ribatejo, e que vai trazer a tradição a Azambuja até à próxima segunda-feira, dia 3.
Com lugar na Praça do Município, a cerimónia começou com o discurso do presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa, que destacou a longevidade do certame, que é visto como um “investimento para a autarquia, em termos de turismo”. Esta inauguração contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, e com a atuação da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja.
E como boa festa ribatejana se preze, ao final da tarde dá-se a primeira largada de touros, uma das grandes atrações da Feira de Maio, onde, como é habitual, é possível ver vários corajosos a transporem as tronqueiras e tentar desafiar os animais.
Ás 20h30, já no espaço showcooking, do Pavilhão de Artesanato e Atividades Económicas , o Chef Diogo Nisa confeccionou, a todos os visitantes, rabo de touro cozinhado a baixa temperatura com Mirepoix e Vinho Tinto, a que se seguiu uma prova comentada patrocinada pelos Vinhos Quinta da Lapa, de Manique do Intendente.
Daqui a uma hora, será o grande concerto de Cuca Roseta, no Páteo Valverde. Relembre-se que este espetáculo será de entrada livre. Por volta da 01h00, será a tradicional ‘Mesa da Tortura’.
Imagem: CM Azambuja