Faleceu na madrugada desta quinta-feira, dia 20 de outubro, aos 84 anos, o antigo presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Álvaro Joaquim Gomes Pedro, que já há vários anos enfrentava vários problemas de saúde.
Álvaro Pedro, natural da Freguesia de Abrigada, foi Presidente da Câmara Municipal de Alenquer entre 1976 e 2009, sempre eleito em listas do Partido Socialista, tendo somado oito vitórias eleitorais, seis das quais por maioria absoluta.
Antes de assumir a liderança do Município de Alenquer, Álvaro Pedro foi ainda operário metalúrgico na Ford Lusitânia, em Azambuja, até aos anos 70. Após o 25 de abril, integrou a primeira comissão administrativa da Câmara Municipal de Alenquer, sendo que, dois anos depois, em 1976, venceu as primeiras eleições livres, como cabeça de lista pelo Partido Socialista, e a partir daí, foi reeeleito Presidente de Câmara até 2009.
Foi também membro do Conselho Geral e da Comissão de Infraestruturas, Urbanismo e Ambiente da Associação Nacional de Municípios, Presidente da Associação de Municípios do Oeste e Administrador da Resioeste. Após se retirar da vida ativa, Álvaro Pedro recebeu várias homenagens públicas, das quais se destaca a atribuição do Grau de Comendador da Ordem do Mérito por parte do antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva
O velório será esta quinta-feira, às 16h00, na SFUPA (Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada), e amanhã, dia 21 de outubro, pelas 15h00, haverá uma missa de corpo presente, no mesmo local, e que precede o funeral, marcado para o Cemitério de Abrigada. A Câmara Municipal de Alenquer irá declarar dois dias de luto municipal.