É já na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, que chega a Azambuja a Hubs Lisbon Azambuja, uma incubadora de empresas que tem como objetivo captar e desenvolver talentos no concelho.
O conceito, iniciado em 2016, funciona assente em dois pontos:
“ir buscar talento e novas áreas a Lisboa; e olhar para as empresas que já existem”, contou ao Correio de Azambuja Rui Pinto, um dos criadores da ideia, que começou com a necessidade de “dar uma nova dinâmica ao espaço [onde será instalada a HubsLisbon Azambuja, ou seja, logo a seguir à estação ferroviária e atrás dos paços do concelho]”.
No concelho, existem cerca de 400 empresas, as quais, como nos explicou o empresário, “vão buscar pessoal qualificado fora de Azambuja”, pelo que esta ideia vem permitir que elas “não precisem mais de o fazer, porque vamos criar o nosso próprio talento, retê-lo e aplicá-lo”.
Até ao momento, a HubsLisbon Azambuja fez uma parceria com 17 empresas do concelho, através de um programa municipal. Para Rui Pinto, estar em Azambuja é visto como uma oportunidade, uma vez que “há aqui um manancial de negócios virados para a inovação, mas também grandes recursos agroalimentares, como o vinho, o azeite, o arroz, etc, etc”.
“Azambuja é um espaço extraordinário, que tem recursos naturais muitíssimo bons, [o concelho] vive uma oportunidade muito grande, no sentido de ter o maior centro de retalho ao nível nacional, e é o único município onde os grande centros logísticos não se canibalizam. Além disso, a localização também é boa”, acrescenta o criador da HubsLisbon Azambuja.
O nome, esse, é baseado, claro está, por se localizar em Azambuja, sendo o ‘Lisbon’ atribuído ao facto de o concelho pertencer a este distrito, mas também a se pretender ir buscar alguns talentos à capital.
Esta incubadora já conta com algumas empresas no seu portefólio (embora ainda não esteja em atividade), entre as quais a Franja, agência de publicidade de Daniel Filipe, um dos primeiros empresários a serem ajudados pela HubsLisbon Azambuja, cujo espaço pode funcionar também como uma “urbe onde se pode descansar e ter tranquilidade”.
Para além do lançamento oficial da próxima quarta-feira, no Páteo Valverde, a HubsLisbon Azambuja (que conta ainda com parcerias com algumas instituições de ensino superior, como por exemplo o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) estará também presente num stand montado na Feira de Maio, para que toda a gente conheça este projeto, que pretende ser “uma lufada de ar fresco”.
Reportagem: Rute Fidalgo
Imagem: Instagram HubsLisbon Azambuja