O Município de Azambuja vai manter, no próximo ano letivo 2020/2021, a atribuição gratuita dos cadernos de atividades a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, num valor a rondar os 32 mil euros.

Outra medida, é a atribuição de um kit escolar a todas as crianças que frequentem a rede pública ou a rede privada-solidária do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, assim como aos alunos da Cerci Flor da Vida.

Refira-se que este kit é “composto por diversos materiais escolares, de acordo com as sugestões dos Agrupamentos de Escolas e outras instituições em articulação com a autarquia”, explica a Câmara Municipal em comunicado.

Para além da atribuição destes materiais escolares aos alunos do ensino básico, a Câmara Municipal vai ainda atribuir aos alunos, de todos os graus de ensino, do escalão 1 e 2 da Ação Social Escolar, um suplemento alimentar.

Segundo a autarquia, no ano passado foram abrangidos “perto de 900 alunos, correspondendo a cerca de 122 mil suplementos anuais”. Contudo, “estima-se que, neste novo ano letivo haja um acréscimo do número de alunos abrangidos pela Ação Social Escolar”.

Na mesma nota, a autarquia explica que os 1800 kits já foram entregues aos jardins de infância e às escolas, representando uma verba aproximada de 20 mil euros.

Desde 2009 que já foram entregues mais de oito mil kits escolares. Em relação à atribuição dos manuais de fichas, esta teve início em 2016, quando o Ministério da Educação decidiu oferecer os manuais escolares a todas as famílias.

Em quatro anos, a Câmara Municipal já investiu, só nestes cadernos de atividades, um total de 140 mil euros. Para 2020, estes apoios da autarquia traduzem-se num “investimento global superior a 110 mil euros”.

“Para o Município de Azambuja, a aplicação destas verbas não constitui uma despesa, mas sim um investimento”, lê-se na mesma nota, ao que a autarquia acrescenta que “estas medidas têm o objetivo de apoiar as famílias e ser uma verdadeira aposta na formação e qualificação das crianças e jovens” do concelho.