Todos os anos, os jovens que completem 18 anos são convocados a comparecer ao Dia da Defesa Nacional. Neste ano de 2019, serão convocados todos os jovens nascidos no ano de 2000.
O Dia da Defesa Nacional será entre os dias 11 e 13 de setembro, variando o dia consoante a freguesia de residência:
Alcoentre e Aveiras de Baixo: 11 de Setembro
Aveiras de Cima: 11 e 12 de Setembro
Azambuja: 12 e 13 de Setembro
União das Freguesias de Manique do Intendente, V.N. de S.Pedro e Maçussa; Vale do Paraíso e Vila Nova da Rainha: 13 de Setembro
Todos os convocados irão realizar este dia em Sintra, na Base Aérea nº1. O autocarro é gratuito e partirá da Avenida Valverde, junto à Praça de Touros de Azambuja, às 07h30. A ação decorrá entre as 09h e as 17h00, onde será fornecido almoço grátis.
Os editais completos estão afixados em cada uma das Juntas de Freguesia competentes, mas também podem ser consultados no site da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.
Relembre-se que a comparência ao Dia da Defesa Nacional é obrigatória. Quem não comparecer de forma injustificada será sujeito ao pagamento de uma coima entre os 249, 40 e os 1249 euros. Os jovens convocados terão que levar o Cartão de Cidadão (ou Passaporte) para a realização da ação.
O Dia da Defesa Nacional realiza-se desde 2004 (tendo sido estendido às raparigas em 2010) e veio substituir o anterior serviço militar obrigatório. Os principais propósitos são a sensibilização para a temática da defesa nacional; a divulgação do papel e atividade das Forças Armadas; entre outros.
Rute Fidalgo (rutepfidalgo@gmail.com) com Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.