O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vem a Azambuja por ocasião do VII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. D. Manuel Clemente presidirá à eucaristia a celebrar pelas 18h30 do dia 10 de junho, na Igreja Matriz, em honra a Nossa Senhora dos Avieiros.
A chegada da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros à ponte entre a Vala Real e a Vala do Esteiro está programada para as 17h30, sendo que, pelas 18h00, formar-se-á o cortejo religioso que fará o percurso em direção à Praça do Município, na entrada poente junto à rotunda da Praça de Toiros.
Chegado o cortejo à Igreja Matriz, será celebrada a eucaristia em honra da protetora dos avieiros, presidida por D. Manuel Clemente, a mais alta figura da hierarquia católica em Portugal.
A saída da imagem da padroeira, de Azambuja, está marcada para o dia 14, sexta-feira, para a etapa que levará o cruzeiro até Vila Franca de Xira. “Será realizado novo cortejo, desde a Igreja Matriz até à rotunda da Praça de Toiros, onde a Imagem da Sra. dos Avieiros se despedirá da comunidade local”, conforme escreve a autarquia em comunicado enviado às redações.
A participação de Azambuja neste cruzeiro é organizada pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia de Azambuja, pela Paróquia de N. Sra. da Assunção e pela comunidade avieira da aldeia do Porto da Palha, contando ainda com o apoio das várias associações e coletividades da vila.
O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é uma iniciativa da Confraria Ibérica do Tejo e a edição deste ano, que teve a partida no passado dia 25 de maio em Rosmaninhal, terminará no próximo dia 23 de junho na marina de Oeiras.
Em 2019, cumpre-se a sétima descida do maior rio da Península Ibérica “que é uma verdadeira procissão fluvial em que as comunidades ribeirinhas expressam toda a devoção que nutrem pela sua padroeira – Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo”.
Rute Fidalgo (TP 597 A) com CM Azambuja
Imagem: Google/Direitos Reservados