Contactado pelo Correio de Azambuja, Ricardo Mendes, responsável pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), admite que a Sonae já pôs em prática algumas das medidas de contigência sugeridas pela autarquia e autoridades de saúde, tais como o desfasamento dos horários e a tolerância de ponto.
Contudo, o sindicalista considera que estas medidas ainda são “insuficientes”. Relembre-se que, até ao momento, a Sonae tem mais de 40 casos confirmados de COVID-19, respeitantes à Sonae MC, secção responsável pela área alimentar.
Os cerca de 800 trabalhadores desta secção estão a ser testados, mas o CESP quer que se alarguem os testes a todos os setores da Sonae, que engloba outras insignias, tais como a DHL, a Maxmat, a Worten, entre outras.
Por ainda não terem sido todos testados, Ricardo Mendes diz ainda que “poderá haver um elevado número de colaboradores com COVID-19” dentro destes armazéns, que, no total, emprega cerca de três mil funcionários.
Este sindicato pede ainda que sejam distribuídas mais máscaras, não só para o exercício da atividade laboral, mas também para a deslocação até ao posto de trabalho. “É incomportável, para uma família de quatro pessoas, e que ganhe o ordenado mínimo comprar, por exemplo, quatro caixas de máscaras, sendo que trinta não chega para um mês inteiro”, explicou Ricardo Mendes.
O sindicalista pede ainda que a Sonae faça cumprir a regra de distanciamento social entre os funcionários durante a execução dos trabalhos. “Não há dispersão entre as pessoas. Estamos a falar de células onde trabalham 50 pessoas aglomeradas”, alerta.
Contudo, a Sonae já está a isolar pessoas com sintomas suspeitos de coronavírus. Segundo o CESP, os 40 casos detetados dizem respeito a pessoas de fora do concelho, que usam maioritariamente o comboio nas suas deslocações.
Para resolver esta questão, a Sonae MC, numa resposta escrita enviada à Lusa, ressalvou que a empresa já procedeu à duplicação dos autocarros que transportam os trabalhadores até ao armazém.
(com Lusa) Imagem: Google/DR