Desde o passado dia 1 de Janeiro de 2024, a Unidade de Saúde Familiar de Azambuja tem um novo organigrama de responsabilidades.

Assim, passa a estar na dependência do Hospital de Vila Franca de Xira e tem como seu coordenador, o médico André Garcia ( na foto superior), que já colaborava anteriormente em projetos como o atual “Bata Branca”, tendo-se destacado ainda nas consultas que prestou em Vale do Paraíso e Aveiras de Cima.

Já a Enfermeira Especialista Mónica Santos natural de Aveiras de Cima, (foto )

será na estrutura o elemento de apoio.

a Enfermeira-Chefe Carla Cunha, enfermeira gestora, (foto inferior ) continuará como responsável pela área da Enfermagem.

São de esperar algumas mudanças em matéria de organização no Centro de Saúde de Azambuja, sendo que a falta de médicos de Família, é a situação que mais preocupa a nova chefia e os utentes do concelho.

As novas regras têm origem numa deliberação do Governo que refere, ” oHospital de Vila Franca de Xira, E. P. E., com integração do Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo, passando a denominar-se Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, E. P. E.;

o Decreto-Lei 102/2023, esclarece ainda que: “O presente decreto-lei procede, assim, à criação de novas ULS, através da integração dos hospitais e centros hospitalares existentes com os ACES, adotando para isso o modelo de organização e funcionamento em ULS, nos termos previstos no Estatuto do SNS. Esta alteração visa a prestação integrada de cuidados de saúde primários e hospitalares, o reforço dos cuidados primários na resposta de proximidade e continuidade na assistência em saúde e a aposta na promoção da saúde.”

Texto : Casa das Notícias 2024 -DR

Fotos – Arquivo e Redes sociais