Durante outubro, a GNR vai realizar a operação “Censos Sénior 2023” em todo o território nacional, com o objetivo de “patrulhar e sensibilizar os idosos mais vulneráveis” para que adotem medidas de segurança e se sintam mais protegidos”, informa a instituição.

A operação envolve cerca de 400 militares das secções de prevenção criminal e policiamento comunitário da GNR, que vão estar mais próximos dos idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou que têm maior risco de serem vítimas de crimes.

A GNR destaca que estas ações de patrulhamento pretendem “reforçar os comportamentos de segurança que diminuam o perigo dos idosos serem alvo de crimes, como violência, burla e furto”.

A GNR considera que “é essencial alertar os idosos para os procedimentos de autoproteção em situações de violência, burlas, conto do vigário e furto em residências, bem como prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool e combater o isolamento social, identificar cuidadores informais e capacitação de adultos para utilização da internet”.