Cátia Mateus tem 19 anos, está a estudar Dietética e Nutrição e é a nova Rainha das Vindimas de Portugal. O Correio de Azambuja esteve à conversa com a jovem, representante de Vila Nova da Rainha, que partilhou as emoções de ser a nova representante da vitivinicultura no país e também alguns planos para o futuro. A entrevista na íntegra poderá ser lida na edição de setembro do Correio de Azambuja.
Correio de Azambuja (CA): O que é para ti ser a Rainha das Vindimas de Portugal?
Cátia Mateus (CM): Acho que ainda estou a interiorizar. Esforcei-me imenso e trabalhei imenso, mas não estava à espera de conseguir, porque eu duvidava imenso de mim e das minhas capacidades e foi assim um grande ‘uau’. Mas fiquei muito contente por terem depositado esta confiança em mim, e é uma grande responsabilidade porque isto não é apenas uma cara bonita. Não quero ser aquela que apenas vai aos eventos, está lá e parece ‘bonita’. Quero ser uma voz da vinha e do vinho, porque acho que [o vinho] é algo muito importante para o país, é algo muito nosso e é muito valorizado principalmente a nível do estrangeiro. Aliás, eu tenho tios que viajam bastante para o Brasil e a primeira coisa que os amigos lhe perguntam é ‘onde está o vinho de Portugal?’. Enquanto que cá, eu sinto que, apesar da vitivinicultura estar a crescer, acho que ainda não valorizamos aquilo temos e gostava, neste ano de reinado, conseguir com que, principalmente as faixas etárias mais jovens, realizassem a grande tradição que temos.
CA: Que planos é que tens para o próximo ano, o ano do teu reinado? O que gostavas de trazer ao jovens, não só de Azambuja, mas também de todo o país?
CM: Comecei a esboçar um projeto, que já tinha falado há algum tempo, que envolve chegar às escolas secundárias e aos alunos do ensino secundário, e apresentar-lhes o vinho. Como eu estou em Dietética e Nutrição, acabo por conciliar os dois. O que queria fazer era apresentar as boas características do vinho, porque tem imensos benefícios para a nossa saúde, mas também as consequências se este for bebido em excesso. E porquê nas escolas secundárias? Porque os jovens têm a tendência de consumir em exagero.
CA: Como foi a preparação para a final nacional? Tiveste apoio de outras Rainhas? Até porque concorreste contra a Marina Ferreira [Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja em 2017 e representante do Cadaval no concurso em 2019].
CM: Adoro a Marina, damo-nos super bem, ela mostrou ser muito disponível, deu-me imensos conselhos, alías, quando fui coroada, ela foi 2ªDama de Honor, ela abraçou-me e disse que estava muito orgulhosa. Foi um momento emocionante entre as duas, dou-me muito bem com ela, e é uma pessoa que eu vou levar no coração. Gostei imenso dela e ela também gostou imenso de mim, nunca houve rivalidades. Já as outras rainhas com quem competi na concelhia, também muitas delas sempre me apoiaram, mostraram-se sempre disponíveis para me ajudar. Aquela com quem tive mais ligação foi a Beatriz [Patrício, representante da freguesia de Azambuja e agraciada com o Prémio Fotogenia na eleição de junho]. No fundo, acabamos por ficar amigas umas das outras, porque estamos a viver o mesmo, expostas à mesma realidade, aos mesmos desafios, e acabamos por criar uma ligação. Há ligações que ficam mais fortes e outras nem tanto, mas é como tudo na vida.
CA: O que te interessou na Rainha das Vindimas? É a primeira vez que participas?
CM: Sim, foi a primeira vez que participei num concurso do género. O que me interessou foi porque isto não é um concurso de beleza, é um concurso de cultura. Vi isto como uma oportunidade de ganhar confiança em mim mesma, porque achei que este concurso seria ideal para isso. Veio-se a provar que sim, e ganhei mais confiança e mais cultura, em termos do concelho onde vivo, porque como era nova [Cátia é natural de Lisboa], queria aprender mais da história do meu concelho. E também conhecer a vitivinicultura que é muito associada a Portugal.
Entrevista completa na edição de setembro do Correio de Azambuja, disponível a partir do dia 20 nas lojas do concelho.
Rute Fidalgo (rutepfidalgo@gmail.com)