Na passada quarta-feira, dia 26 de outubro, a Casa do Povo de Aveiras de Cima recebeu o seminário “Respeitar a Diferença, Promover a Igualdade”, organizada pela Câmara Municipal de Azambuja em conjunto com a Câmara Municipal do Cartaxo.

Silvino Lúcio, presidente da Câmara de Azambuja, abriu a sessão, destacando os protocolos desta autarquia com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), e o programa ‘Azambuja + Igual’, com vista a combater a desigualdade no concelho.

De seguida, interveio o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, que recordou o início do seu percurso profissional como professor numa CERCI, em Oeiras, e onde percebeu a necessidade de garantir a igualdade. “Quando não for preciso esta abordagem, é porque estamos no caminho certo”, referiu o autarca, que defendeu ainda a necessidade de apostar na igualdade, mas também na equidade.

Este evento pretendeu assinalar o Dia Municipal para a Igualdade (dia 24 de outubro) e criar um momento de reflexão e debate com enfoque na Educação para a Igualdade como fator gerador de mudança. O primeiro painel teve como intervenientes Rita Paulos, da associação Casa Qui; e Ricardo Dias, do núcleo de Santarém da Rede Europeia Anti-Pobreza; contando com a moderação de Marta Godinho, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Já o segundo painel deste seminário contou com a participação de Eliana Madeira, do movimento feminino cristão GRAAL; e de Cristina Silva e Ana Sofia Oliveira, da Cruz Vermelha Portuguesa; tendo sido moderado por Paulo Natário, Conselheiro Interno para a Igualdade no Município de Azambuja.

No intervalo, houve um coffee break, servido pela CERCI – Flor da Vida. O seminário foi encerrado pelas vereadoras Mara Oliveira, do Município de Azambuja, e Fátima Vinagre, da Câmara do Cartaxo. A primeira salientou que é necessário olhar para estas questões relacionadas com a igualdade, tal como a autarca do Cartaxo, que defende também que é preciso “estar cada vez mais atentos às questões da pobreza e todas aquelas que contribuam para estas situações”.