O Município de Azambuja realizou, no passado dia 10 de maio, a cerimónia de entrega de Bolsas de Estudo e de Mérito aos alunos do Ensino Superior residentes no concelho. A sessão decorreu no Auditório do Centro Cultural Páteo Valverde e contou com a presença do presidente da autarquia, Silvino Lúcio, e ainda os vereadores Mara Oliveira, Inês Louro, José Paulo Pereira e autarcas de várias freguesias.

Este programa municipal de atribuição de bolsas já tem vários anos e tem como objetivo reconhecer o desempenho dos alunos com melhores resultados, e incentivar e apoiar estudantes de agregados familiares com menores recursos.

Desta forma, a autarquia pretende promover a formação académica e o aproveitamento escolar dos jovens, contribuir para o incremento de quadros superiores no concelho de Azambuja, reduzir a desigualdade no acesso a boas condições de ensino e, ainda, premiar o desempenho dos melhores estudantes.

Estas bolsas de estudo destinam-se a ajudar jovens de agregados familiares com menores recursos, enquanto as de mérito visam premiar os que obtenham uma classificação média igual ou superior a 15 valores. Foram contemplados 35 alunos, recebendo, cada um, uma bolsa de mil euros.

Ao abrigo do respetivo regulamento, estavam ainda asseguradas uma quota de três bolsas de estudo reservadas a Bombeiros Voluntários e membros da Cruz Vermelha Portuguesa das corporações do concelho e a descendentes em 1º grau.

Na vertente Mérito, foram contemplados 10 alunos, cada um com uma bolsa de mil euros, em reconhecimento do mérito e excelência dos seus resultados académicos. Com esta medida, o Município de Azambuja pretende valorizar e premiar os estudantes académicos. Por fim, a Câmara Municipal de Azambuja investiu 45 mil euros na atribuição destas 45 bolsas.