O Município de Azambuja submeteu uma candidatura ao Fundo Ambiental, no passado mês de maio, ao abrigo da 3ª Fase da Mobilidade Elétrica na Administração Pública.

A ideia é adquirir dois veículos elétricos destinados a substituir duas viaturas poluentes e já com largos anos ao serviço da autarquia, bem como dos respetivos postos de carregamento.

Se a candidatura for aprovada, “é intenção da autarquia trocar um dos veículos mais antigos dos serviços municipais, bem como o veículo atualmente cedido ao Centro de Saúde de Azambuja”, veículo este com uma “utilização bastante intensa” pela Unidade de Cuidados na Comunidade.

A candidatura enquadra-se no Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública (PAMEAP), promovida pelo Fundo Ambiental, sendo mais uma iniciativa no esforço da descarbonização da atividade da autarquia.

Recorde-se que é intenção da Câmara Municipal substituir as viaturas da sua frota, com grande circulação junto da comunidade, e consideradas poluentes.

Com esta troca, será possível contribuir “para a redução quer da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) quer do nível de ruído, em meio urbano”, explica a autarquia em comunicado de imprensa.

“O menor impacto ambiental destes meios de transporte, considerados de energias mais limpas, proporcionará uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo que se procurará melhorar a capacidade de resposta dos serviços, às necessidades da população do concelho”, prossegue a mesma nota.

Sublinhe-se que o objetivo da renovação da frota está em linha com o Estudo de Base para o Desenvolvimento do Roteiro para Neutralidade Carbónica de Azambuja para 2050.