Realizou-se, no passado dia 19 de abril, terça-feira, o terceiro “pequeno-almoço empresarial”, organizado pelo Município de Azambuja. Desta vez, o tema em destaque foi a descarbonização e as energias verdes. Desta feita, estiveram presentes 16 empresas do concelho, ligadas aos setores da logística e do retalho, encontro este em que os representantes foram acolhidos pelo presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio.

Nesta sessão, foi convidada a participar uma empresa tecnológica especializada em hidrogénio como combustível para os seus camiões, que será um feito pioneiro no panorama português e que originou um debate bastante interessante sobre esta temática com as restantes empresas.

A autarquia aproveitou ainda a ocasião para dar destaque ao investimento com vista à elaboração do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica de Azambuja para 2050”. No entender da Câmara de Azambuja, há um papel a desempenhar nesta transformação e foi traçado o objetivo de ser um dos primeiros municípios a ter um Roteiro para a Neutralidade Carbónica.

O objetivo deste é identificar ações e projetos a desenvolver a nível de energia de transportes, resíduos e agricultura, floresta e outros usos do solo para tornar o município mais sustentável e competitivo. Recorde-se que concelho tem uma das zonas mais relevantes a nível nacional para a área de logística, nomeadamente na plataforma Vila Nova da Rainha – Azambuja, onde passam diariamente dezenas de camiões.

Ainda durante esta sessão várias empresas deram a conhecer os seus planos de sustentabilidade e a fazer sérios investimentos para ir ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável, designados por ODS. A iniciativa ‘Pequenos-Almoços empresariais’ tem como objetivo facilitar a comunicação entre o município e as empresas do território, assim como, a partilha de ideias com a comunidade empresarial.