O presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio, defende a construção de uma circular urbana como complemento à Estrada Nacional 3. Esta solução, segundo o autarca, poderá resolver os problemas de trânsito naquela estrada, que, para além de ser ponto de passagem de muitos veículos pesados, fica congestionada nas horas de ponta e é conhecida pela sua elevada sinistralidade.

Esta circular urbana seria construída entre a zona industrial de Vila Nova da Rainha e Alenquer, direcionando o trânsito para a Vala do Carregado, permitindo a entrada na A1 junto à Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo. Silvino Lúcio, disse, em reunião de câmara, que vai, em breve, apresentar uma proposta ao Ministério das Infraestruturas, aproveitando assim os projetos que a Infraestruturas de Portugal está a desenvolver.

No entanto, a proposta será apresentada em conjunto com o Município de Alenquer. Recorde-se que a Câmara de Azambuja tem apresentado várias propostas para resolver o problema do trânsito na EN3, entre as quais a construção de duas rotundas, mas os projetos, três anos depois, ainda não saíram do papel.

Estas duas rotundas serão construídas entre Vila Nova da Rainha e Azambuja, com a reabilitação de paragens de autocarros e restabelecimento de percursos pedonais. O custo estimado para esta intervenção é de 850 mil euros, onde 250 mil euros são pagos pela Câmara de Azambuja.