Com o objetivo de consolidar o programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), o Executivo da Câmara de Azambuja aprovou, na última reunião, a celebração de um novo protocolo de colaboração com a Associação Tico & Teco.

Recorde-se que este acordo vem na sequência do protocolo estabelecido em maio de 2021, uma vez que a autarquia não dispõe de um gatil nem dos recursos adequados para essa missão. Assim, a Câmara de Azambuja compromete-se a pagar mil euros por mês áquela associação.

Por sua vez, a associação Tico & Teco assegura a captura, transporte e acompanhamento de gatos silvestres ou assilvestrados, sinalizados pelo veterinário municipal. Ao mesmo tempo, estes animais serão esterilizados e recolocados no local onde foram capturados. O protocolo tem a duração de um ano renovável por igual período, até três anos.

Até ao momento, estão identificadas, em todo o concelho, 47 colónias com cerca de sete gatos cada, tendo 34 delas já sido intervencionadas pelo programa CED. A proposta foi aprovada com cinco votos a favor, do PS e Chega, e duas abstenções do PSD.