No âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH), o Município da Azambuja está a desenvolver uma série de projetos com o objetivo de reduzir a carência habitacional no concelho, especialmente habitação a preços acessíveis.
Um dos projetos em desenvolvimento, envolve a requalificação de seis edifícios na área do Programa Especial de Realojamento-PER, localizado no Beco Madre Teresa de Calcutá, na Azambuja. São 72 apartamentos, de diversas tipologias, que estão em fase de remodelação com base num levantamento realizado ao estado de conservação do imóvel.

No que diz respeito a novas habitações no futuro, vários projetos também estão em fase de preparação. Uma das propostas passaria pela construção de 3 unidades habitacionais T2 e 5 unidades habitacionais T1 na Azambuja.
Com o mesmo propósito, está em curso a execução de um projeto num loteamento em Vila Nova da Rainha, destinado a 7 novos fogos com a tipologia T2 e outros 7 fogos com a tipologia T3. A par da elaboração desses projetos para moradias unifamiliares decorrem, também, os trabalhos de levantamento topográfico e de estudo geológico e geotécnico.
Refira-se que a adjudicação da elaboração deste vasto conjunto de projetos representa um investimento municipal de cerca de 193 mil euros.
Este trabalho dá mais um passo na concretização do acordo de colaboração e financiamento “1º Direito”, assinado entre o Município de Azambuja e o IHRU-Instituto da habitação e da Reabilitação Urbana, com um valor global de aproximadamente 5 milhões de euros, cofinanciado no âmbito do PRR-Plano de Recuperação e Resiliência por fundos da União Europeia.