O primeiro Orçamento Participativo realizado pela Câmara Municipal de Azambuja recebeu 37 propostas, tendo sido selecionadas 20 para a fase de votações, que decorre até ao dia 30 de dezembro. A proposta mais votada, com 13%, para já, é a que diz respeito à aquisição de novos cacifos para os Bombeiros, seguindo-se, com 12% cada uma, as propostas de aquisição de novos capacetes para os Bombeiros e a revitalização de um veículo urbano de combate a incêndios.
A seguir, com 11% de votos, segue-se a proposta da construção de um quartel feminino nos Bombeiros, bem como a proposta de aquisição de 25 fardas também para os soldados da paz. A construção de um Posto Médico Avançado, para a Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, é a sexta proposta com mais votações no Orçamento Participativo, com 9% dos votos. Com 8% dos votos, está a proposta de aquisição de um sistema de iluminação de alta visibilidade para as corporações de Bombeiros do concelho.
O Orçamento Participativo pretende incentivar a participação ativa e construtiva dos cidadãos, tratando-se de um mecanismo de democracia participativa, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento público. Para a edição de 2021/2022, está contemplada uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projeto.
Recorde-se que os cidadãos poderiam apresentar as suas propostas em áreas como educação e juventude; cultura e património; turismo e promoção económica; desporto; saúde e ação social; espaços públicos; infraestruturas viárias, acessibilidade e mobilidade; proteção ambiental, energia e sustentabilidade; reabilitação e requalificação urbana; segurança e proteção civil.